Tema: Papel dos Meios de Comunicação na difusão da Ideologia Nazista
Justificativa
A mídia tem sido responsável pelo fluxo de informações em nossa sociedade, sendo instrumento capaz influenciar a formação da opinião pública, seja favorável ou desfavorável, em relação a pessoas, grupos e organizações. A classe dominante procura usar dos meios de comunicação possíveis para continuar essa dominação e para disseminar a sua ideologia. Desta forma, nossas opiniões são direcionadas, ficando comprovada a ideia de que somos condicionados sobre o quê pensar, antes e durante a formulação de nossas opiniões.
Aliada à mídia, caminha a propaganda política, que busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina. “A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma ideia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião". Adolf Hitler escreveu tais palavras em 1926, em seu livro Mein Kampf , no qual defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo que compreendia o racismo, o antissemitismo.
No século XX se ampliaram os limites dos três suportes da propaganda tradicional: a imagem, a escrita e a palavra oral. Quando o nazismo floresceu, o grande meio de comunicação era o Rádio. Hitler aumentou a potência e a quantidade de transmissores e receptores. Promoveu audições comunitárias, mandou instalar autofalantes nos postes, para que ninguém pudesse deixar de ouvir a palavra do Führer. Ele costumava dizer que o rádio, em conjunto com o cinema e o automóvel, haviam tornado possível a vitória nazi-fascista. No cinema, inaugurou a moderna linguagem do audiovisual.
Para tanto, esse blog tem como objetivo discutir a implantação da propaganda como instrumento político de dominação das massas, bem como a utilização dos veículos tecnológicos de difusão dispostos naquela época. As estratégias e leis de propaganda adotadas durante o regime nazista e a sua execução, sustentada pelos pilares da ideologia e do terror, para por fim demonstrar os seus reflexos na contemporaneidade.
Para saber mais:
![]() |
| A Propaganda Política Nazista |
![]() |
| O Nazismo |





Nenhum comentário:
Postar um comentário